A yoga restaurativa

Se é como a maioria das pessoas hoje em dia, você tem muito para fazer e ainda mais para pensar. Todos temos períodos de grande intensidade - e todos ficamos cansados. E quando se está exausto até aos ossos e não se consegue livrar do cansaço, pode-se estar fadado ao esgotamento.

O esgotamento acontece quando se está sobrecarregado, emocionalmente esgotado e incapaz de acompanhar as demandas incessantes da vida e, de acordo com especialistas em saúde, é o resultado de um stress implacável - mental, físico ou emocional.

Sinais de esgotamento: você sente-se constantemente sem vontade, frustrado, irritado ou mal-humurado. Não consegue concentrar-se ou fazer as coisas. Existe uma perda de entusiasmo por coisas que antes gostava de fazer. Se você se sente assim, é hora de agir. Os especialistas sugerem que se alivie de algumas tarefas da sua vida para que a sua carga de trabalho seja mais administrável, possa dormir mais, praticar a consciência plena e iniciar atividades relaxantes como yoga. Em particular, o que precisa é de yoga restaurativa.


O que é yoga restaurativa?

“A yoga restaurativa é uma forma receptiva de yoga que não requer esforço físico”, diz a Dra. Gail Parker, autora especialista nesta área. As posturas são apoiadas e mantidas imóveis para evitar a estimulação do sistema nervoso, o que ajuda a minimizar o stress e a tensão. “Toda a prática, da primeira à última postura, é projetada para estimular o sistema nervoso parassimpático, a parte do sistema nervoso involuntário que dá suporte ao repouso e à recuperação”, diz ela.

Na yoga restaurativa, você está a trabalhar - ou não, neste caso - para invocar a resposta de relaxamento, o oposto de lutar ou fugir. A resposta de relaxamento promove um estado físico de repouso profundo que muda as respostas físicas e emocionais de uma pessoa ao stress.

Outras técnicas de yoga repousantes

Existem outras formas de yoga focadas no descanso, mas não confunda restaurativa com Yoga Nidra ou Yin Yoga.

“Yin Yoga enfatiza posturas passivas e estáticas, mantidas por longos períodos de tempo, com os músculos num estado relaxado”, escreve Josh Summers, fundador da Summers School of Yin Yoga. Pode ficar numa postura Yin por 3 a 7 minutos ou mais, para dar às articulações, ligamentos e tecidos conjuntivos tempo para absorver os efeitos da postura. Seguidamente muda para outra postura. As sequências Yin tendem a ser suaves e lentas, mas desafiadoras devido ao tempo que as posturas demoram a serem feitas.

Yoga Nidra é uma técnica específica para mudar o cérebro de um estado de vigília para um estado profundamente relaxado, onde a integração emocional e a regeneração física podem acontecer. Cada vez que pratica a meditação Yoga Nidra, acalma as ondas da mente através da entrada consciente no estado de sono. Na Yoga Nidra, o praticante não se move. Fica deitado em Savasana e concentra-se na respiração e no relaxamento progressivo do corpo.

Não há razão para que não possa incorporar todos os três tipos de prática de yoga na sua rotina de autocuidado, dependendo do que precisa.

Como é uma aula de yoga restaurativa?

As aulas de yoga restaurativas no estúdio tendem a exigir uma boa quantidade de acessórios.
Pode precisar de vários cobertores para acolchoar, embrulhar, envolver e cobrir o corpo para aquecimento e conforto. Pode usar bolsters, tapetes de yoga enrolados, blocos, cintos, sacos de areia e almofadas para os olhos. Em casa, entretanto, pode usar travesseiros de cama, almofadas de sofá, toalhas enroladas, cobertores e outros materiais de apoio. O objetivo é fornecer o máximo de apoio possível ao seu corpo. O seu trabalho na yoga restaurativa é não fazer nada. O uso de acessórios minimiza a tensão muscular e maximiza o conforto físico, permitindo que o corpo permaneça parado em posturas por longos períodos de tempo.
Não é incomum fazer apenas três ou quatro posturas numa aula de uma hora de yoga restaurativa. Os professores que usam esta técnica têm o cuidado de instruir e auxiliar na configuração e, em seguida, reservam bastante tempo para que o praticante se acomode numa postura.


Quando se deve fazer yoga restaurativa?

A yoga restaurativa tende a colocá-lo num estado muito relaxado, então algumas pessoas preferem fazê-lo num momento em que possam continuar a descansar. Mas isso pode ser feito a qualquer momento que tenha espaço e apoio. Recomenda-se incorporar a yoga restaurativa à sua rotina sempre que possível para estimular a boa saúde e o equilíbrio.

A partir de um artigo de Tamara Y. Jeffries para o Yoga Journal