Nos dias de hoje, temos muitos alimentos que são resultado desse processo, como pão, vinho e cerveja. Alguns alimentos fermentados são consumidos crus, ao natural. Já outros passam pela pasteurização ou são cozinhados.
Quando mantemos o alimento cru, estamos a ingerir um probiótico, que além de ter as funções do próprio vegetal, também tem uma carga de bactérias e leveduras que são benéficas para o organismo. E esses alimentos são muito importantes no equilíbrio e no restabelecimento da flora intestinal. São basicamente estes os benefícios deste tipo de alimentação.
Precisamos ter em mente que vivemos em conjunto com uma colónia de outros bichos. E essa colónia precisa de estar em equilíbrio saudável para que nós estejamos saudáveis.
Alimentos fermentados: onde encontrar?
Atualmente encontramos alimentos fermentados prontos para consumo nos supermercados, como alguns iogurtes, por exemplo. Afinal, são leites fermentados que possuem lactobacilos vivos. Contudo, é preciso estar atento ao processo de fermentação a que o produto foi submetido.
No caso dos UHTs, por exemplo, o alimento é submetido a altas temperaturas, o que acaba por matar as bactérias. Dessa forma, restam apenas a gordura e a proteína oferecida pelo alimento.
O ideal é comprar alimentos fermentados de fontes conhecidas. Ou então, prepará-los em casa, já que esse é um processo natural e fácil de fazer. Para começar a fermentar os próprios alimentos não é preciso ter conhecimento técnico do assunto. Dessa forma, qualquer um pode beneficiar com o resultado do processo.
Para fazer em casa basta um vidro grande e a sua criatividade, pois pode ser feito com acelga, repolho (branco ou roxo) e outros legumes à sua escolha.
A fermentação é um processo de cozimento a frio, cocção, que pode durar de 5 até 30 dias.
Receitas com alimentos fermentados
Entre os benefícios dos alimentos fermentados estão a melhoria do sistema digestivo e do sistema imunológico. E agora que já compreendeu como eles contribuem para manter o nosso organismo saudável, está na hora de contar com esses alimentos ricos em bactérias:
Kombucha
A kombucha é uma bebida milenar oriental e devido às suas características antioxidantes, ganha cada vez mais espaço em Portugal. Ela é feita a partir de chá-verde ou preto com açúcar. Após passar pelo processo de fermentação, a kombucha torna-se uma substituta natural dos tradicionais e tão prejudiciais refrigerantes.
Além disso, a bebida também oferece benefícios à saúde, como o reforço do sistema imunológico e o combate aos radicais livres. E assim como todo o alimento fermentado, a kombucha também contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo.
Kefir
O Kefir é um alimento probiótico produzido a partir da ação de microrganismos presentes nos próprios grãos do kefir. Trata-se, na realidade, de um leite fermentado que pode ser utilizado em várias receitas e que oferece inúmeros benefícios à saúde.
Da mesma forma que os outros alimentos fermentados, o Kefir também ajuda a restabelecer a flora intestinal e a manter o intestino regulado. Além disso, por ser um leite preparado a partir de um ingrediente de origem vegetal, pode ser consumido por veganos.
Queijo Vegano
Entre os alimentos fermentados mais apreciados por pessoas com dieta restritiva a produtos de origem animal está o queijo vegano. Inclusive, ele substitui o queijo convencional em pratos e lanches, sem deixar a desejar no requisito do sabor.
Além disso, por ser feito em casa, não leva conservantes e nenhuma outra substância prejudicial ao organismo. Para além de que, pode acrescentar o ingrediente que quiser à receita, como ervas, castanhas e nozes, por exemplo. Assim, deixa a receita ainda mais saborosa e de acordo com as suas preferências.
Não abra mão da sua saúde!