Nós, tapetes de yoga, somos como as posturas. Variamos em material, medidas, espessura e uso. Não há instruções globais sobre como nos limpar. Isso depende muito do nosso material. A seguir, queremos dar alguns conselhos e ideias sobre como nos manter limpos e saudáveis e aproveitar a nossa prática de yoga juntos por um longo tempo.

Antes de começar a limpar-me, deve estar ciente de que material eu sou feito.
Existem as seguintes opções disponíveis (pelo menos na nossa loja on-line ;-)
- PVC (alguns deles sem ftalatos, sem BPA)
- Materiais naturais como borracha e juta
- PVC misto com materiais naturais

Para uma limpeza rápida de todos os tapetes de yoga de PVC, recomendamos o uso de um pano húmido ou uma esponja que não risque humedecidos com algumas gotas de detergente orgânico e água. Eu também gosto de óleo da árvore do chá (tea tree oil). Pode colocar algumas gotas na água e limpar-me com esta bela mistura.
Se desejar uma limpeza mais profunda de tempos em tempos, poderá lavar-me em água fria com um detergente neutro macio e não abrasivo. Também pode lavar-me na máquina de lavar roupa até 30 ° C, sem centrifugar, caso contrário, terei uma forte dor de cabeça ;-)

Agora, vamos aos tapetes de yoga feitos de materiais naturais como borracha ou juta ou materiais mistos. Somente lavagem à mão, por favor. Pode igualmente usar um pano húmido humedecido com algumas gotas de detergente orgânico e água. É assim que eu gosto de ficar limpo.

Para desfrutar de um longo período de tempo, é importante secar-me completamente, sempre que me lavar ou molhar. Como fazer? O melhor é pendurar-me no varal sem usar clipes. Você pode me experimentar lá fora, mas evite o sol direto em países onde o sol é muito intenso.

Assim como você, preciso descansar e dormir. Como eu gosto de fazer isso?
Enrole-me sempre com a superfície superior em relevo voltada para fora. Isso evita o enrolamento das bordas, garantindo que eu fique plano no chão enquanto pratica. Eu gosto de descansar e dormir horizontalmente sozinho. Ou melhor, para eu ficar aconchegado e confortável, por exemplo, é dentro de um saco para tapete de yoga. Caso não tenha espaço suficiente no seu local de prática, também poderá guardar-me na vertical. Apenas certifique-se de que as bordas sensíveis não estejam enroladas.

Nestes tempos de pandemia e à medida que se vai fazendo a abertura gradual do contato social, consideramos uma medida preventiva e recomendamos que todo o praticante use o seu próprio tapete de yoga e o limpe adequadamente antes e depois da prática. Se não possui um tapete de yoga adequado, não se preocupe, temos variedade de tapetes e sacos de tapetes coloridos para proteger o seu tapete e levar a sua prática para o exterior com segurança.

Com estes pequenos conselhos, teremos uma vida longa juntos, na nossa prática de yoga e nos tornaremos os melhores amigos.

Namaste,
O seu tapete de yoga