Use o engenho e a imaginação para reduzir o impacto do Natal.
O Natal não precisa ser um fardo para o planeta. Com um pouco de esforço e imaginação, podemos reduzir o impacto ambiental desta época festiva. Aqui estão algumas ideias para ajudar a celebrar a estação e ao mesmo tempo cuidar do planeta.
Compre menos
Alguns presentes de Natal preenchem uma necessidade prática e precisam ser comprados novos. Mas muitos presentes são, na verdade, gestos de consideração. Pode-se dar mais e gastar menos.
Nem todos os presentes precisam ser comprados em loja
Pode dar mais gastando menos, dando presentes que são pessoais e únicos. Enquanto as crianças podem preferir os itens brilhantes e atrativos comprados em lojas, a maioria dos adultos aprecia qualquer coisa que mostre consideração.
Como faz parte da nossa postura como empresa ser ambientalmente sustentável, apresentamos algumas ótimas ideias para presentes de Natal significativos que não são encontrados nas prateleiras das lojas:
Serviços em vez de bens
Presentes de serviço requerem pouco ou nenhum uso de recursos naturais e são muito pessoais e memoráveis. O presente de Si mesmo - o seu tempo, energia ou experiência são tão ‘dignos de presente’ quanto qualquer coisa que possa colocar numa caixa. Os idosos muitas vezes têm os bens materiais de que precisam e podem preferir presentes que mostrem consideração e que não precisam vir embalados numa caixa.
Um grande presente pode ser uma massagem de uma hora num spa local, ou aulas de música para um músico iniciante. E qualquer pai adoraria algumas horas de creche ou uma sessão de tutoria com crianças mais velhas. Que tal uma lavagem e aspiração do carro, ou alguns passeios com o cachorro.
Muitas pessoas mais velhas podem usar aulas na Internet para aprender a usar o e-mail e compartilhar fotos e ideias com os seus amigos e netos. Jovens inteligentes podem baixar os melhores e mais recentes "aplicativos" para o smartphone de uma pessoa mais velha para que possam beneficiar das novas tecnologias. A maioria das pessoas poderia usar como presente o cuidar do relvado, cozinhar, lavar as janelas, cuidar do jardim ou um livro de cupons para as tarefas domésticas ...
Experiências para curtir e lembrar
Dar o presente de uma experiência pode trazer diversão, aprendizagem e memórias que guardam valor por anos. Por exemplo, entradas para um show ou concerto podem oferecer valor duradouro com impacto mínimo nos recursos. Eventos desportivos, atrações locais, certificados de presentes para centros de escalada, cartão de sócio de uma associação desportiva, passeios a cavalo, programas em piscinas e tornar-se sócio de museus são outros exemplos.
As experiências também podem ser outras que não "entretenimento". Por exemplo, a adesão a um clube de compartilhamento de carros ou bicicletas na sua cidade será bem apreciada por um morador da cidade com um orçamento apertado. Ou pode inscrever um amigo para uma horta numa horta comunitária local e fornecer-lhe alguns pacotes de sementes para começar.
Antiguidades e colecionáveis
Valor e apelo nem sempre precisam significar "novo e brilhante". Antiguidades e itens colecionáveis têm valor intrínseco adquirido pelo tempo, bem como o apelo agregado de história e valor sentimental. Os presentes pessoais são apreciados e lembrados porque contam uma história. E porque são "reutilizados", não há impacto no meio ambiente.
Pode começar a procurar em sua casa por itens colecionáveis úteis para as pessoas na sua lista de presentes. Uma visita a um mercado de velharias local também trará ideias e pergunte aos mais velhos o que eles acharam mais útil ao longo dos anos. Muitas ferramentas antigas, por exemplo, são feitas de materiais melhores do que as de hoje e podem precisar apenas de um afiamento ou alguns retoques para torná-las dignas de presente.
Objetos Encontrados
Todos nós temos os nossos pequenos tesouros, as nossas descobertas da natureza colhidas na floresta, na costa ou em qualquer lugar do ambiente natural. Aquela concha fora do comum, cristal, pedaço de madeira, ponta de flecha, osso, fóssil, dente de tubarão... que nos interessou o suficiente para trazer para casa e mostrar aos outros, pode agora estar a acumular poeira na sua casa. Com o tempo, acostumamos-nos a vê-los e o nosso interesse diminui gradualmente.
Depois de aproveitar as suas descobertas especiais por tempo suficiente, passe-as como presentes e elas serão "redescobertas" com entusiasmo e transmitirão as suas maravilhas novamente.
Comestíveis caseiros
Muitas pessoas, pelo menos na nossa parte do mundo ocidental, têm o que precisam em termos de bens materiais. Mas os presentes vindos da cozinha são sempre apreciados. Caseiro é sincero. O seu tempo, energia e criatividade culinária são tão valiosos quanto aquele presente comprado numa loja de que eles podem nem precisar.
O tempo que passa na cozinha provavelmente não é mais do que o tempo gasto na caça de presentes online ou no shopping. E o presente de comida é pessoal, não agride o meio ambiente e não deve ser desperdiçado.
É claro que os doces e geleias da temporada dos frutos vermelhos do final do verão são presentes clássicos de Natal. E produtos caseiros confeccionados são sempre apreciados. O seu chutney caseiro, picles ou peixe em conserva são presentes saborosos. Se tiver acesso a um desidratador, alguns dos produtos do seu jardim ou pomar podem ser reservados para presentes de Natal na forma de peras secas, anéis de maçã, frutas sem conservantes ou tomates "secos ao sol". Os caçadores podem fazer o seu próprio molho de carne para presentear. Ou desidrate as suas próprias ervas e flores para fazer misturas de chá personalizadas.
Se não tem tempo ou inclinação para fazer comidas caseiras, outra ideia é separar as suas receitas e fazer cópias das suas favoritas. Imprima-as em cartões de e amarre-as com uma fita. Um jovem casal que está a começar o seu próprio lugar vai valorizar as suas preciosas receitas por anos.
O poder da flor
Com um pouco de planeamento prévio, pode cultivar os seus próprios presentes. Variedades florais exclusivas podem ser cultivadas na sua pequena parcela de casa, tornando-se presentes atraentes que qualquer pessoa pode apreciar. Um bouquet fresco do seu jardim é sempre um belo presente pessoal. Plantas em vasos também são ótimos presentes, ou dê bolbos ou plantas nascediças das suas plantações de jardim favoritas.
Pode também colher e secar flores, usando uma prensa ou um desidratador, para usar em cartões de presente caseiros.
Se preferir comprar flores como presente, escolha entre as variedades "da estação" cultivadas localmente. A manutenção de estufas e transporte de longa distância para fornecer flores de verão no inverno pode envolver gastos significativos de energia proveniente de combustíveis fósseis.
Joias de ouro “antigas”
O custo das joias de ouro vai muito além do preço quando se considera o custo para o meio ambiente. O cianeto é um produto químico tóxico; uma colher de chá de cianeto a 2% pode causar a morte em humanos. Hoje, esse produto químico perigoso é usado em operações de extração de ouro em todo o mundo. Os resíduos de cianeto restantes são armazenados em tanques com lonas finas que podem vazar ou quebrar. Não é incomum haver derramamentos de solução de cianeto e água com metais pesados que podem contaminar o lençol freático, matar peixes e aves aquáticas e contaminar a água potável.
Aproximadamente 78% do ouro recém-extraído a cada ano vai para a fabricação de jóias - anéis, pulseiras, brincos etc. São necessárias 30 toneladas de minério para produzir um único anel de ouro novo. Nos Estados Unidos, por exemplo, a procura por ouro continua a crescer em níveis recordes, com muitos consumidores mal informados desejando adequar-se à imagem de riqueza e status retratada pelos media.
Com mais de 35.000 toneladas de reservas de ouro nos bancos centrais do mundo, há ouro suficiente para cobrir a procura por metal primário nos níveis atuais de uso por mais de 14 anos. Se o nosso consumo de jóias de ouro fosse reduzido significativamente, o ouro armazenado nas reservas poderia durar cerca de um século. Simplesmente não precisamos minerar ouro novo, muito menos com o uso de tecnologia de lixiviação de cianeto.
O ouro “velho” parece tão bom quanto novo. Procure jóias de ouro usadas em antiquários, feiras de trocas e joalharias. Muitos joalheiros também podem reformular novos designs com ouro fornecido a partir de peças antigas ou fora de moda que possam ter em casa.
Presentes “usados”
É hora de olhar para o “usado” sob uma nova luz. Dar um presente usado estava fora de questão - fazia com que o presenteador se sentisse mesquinho. E ninguém quer arriscar ofender o destinatário. Mas os presentes usados são os mais amáveis de todos para o meio ambiente, pois nenhuma energia ou recursos são gastos.
Hoje, existem muitas áreas onde itens usados podem ser apropriados como presentes, e a lista cresce com o acumular constante de bens na nossa sociedade de consumo. Computadores usados, por exemplo, podem ser recondicionados e atualizados. Ou considere roupas vintage, livros, DVDs e CDs, bicicletas, equipamentos desportivos, ferramentas, câmeras, brinquedos e roupas infantis. Os instrumentos musicais usados são especialmente apropriados a esse respeito, pois eles mantêm o seu valor e apelo por um longo tempo. Com instrumentos e ferramentas musicais, os mais antigos “usados” costumam ser mais valiosos do que os novos.
Se ainda não está confortável com o conceito de presentear um item usado, escreva uma nota no cartão-presente. “Nós sabemos como amas a natureza ... este presente vem para ti sem prejudicar o meio ambiente.”
Presente sem bateria
Já ouviu isto antes, mas vale a pena repetir. As baterias são um vilão no esforço para reduzir os resíduos sólidos tóxicos e, a longo prazo, elas tiram muito mais do meio ambiente do que a energia que fornecem. É verdade que elas são indispensáveis em muitas situações, mas dar presentes não é “essencial” e é um bom lugar para considerar alternativas aos brinquedos e aparelhos elétricos movidos a bateria.
Se precisar fornecer baterias como presente, certifique-se de comprar baterias recarregáveis. As baterias recarregáveis modernas mantêm a carga por muito tempo e são rápidas e fáceis de recarregar.
Compra de souvenirs
Os turistas costumam encontrar itens interessantes e exóticos nas suas viagens, que compram para presentear quando voltam para casa. Mas preste atenção a este lembrete ao comprar souvenirs: pergunte antes de comprar se os presentes são feitos a partir de qualquer espécie animal que possa estar em perigo, incluindo peles de animais, casco de tartaruga, marfim ou coral. Alguns desses produtos são ilegais, mas ainda assim chegam ao mercado.
Se estiver a viajar e comprar estes souvenirs, eles também podem ser apreendidos na alfândega após o seu retorno. Muitos aeroportos e centros alfandegários exibem itens confiscados e vale a pena familiarizar-se com eles se planeia comprar souvenirs.
Presentes de serviço social e bem-estar animal
Apesar de ser uma excelente forma de ajudar tanto pessoas como animais, é aconselhável fazer uma pequena pesquisa sobre a organização por meio da qual pretende doar.
Pense fora da caixa - ou use a caixa
Nem todo o presente precisa ser comprado numa loja. Um pouco de imaginação pode ajudar muito. Por exemplo, uma grande caixa de papelão pode ser muito divertida para uma criança pequena. Quanto maior melhor. Dê-lhes marcadores e adesivos para decorar a criação da sua caixa; ajude-os cortando as aberturas sugeridas por eles.
https://learn.eartheasy.com/guides/how-to-have-a-green-christmas/