É importante manter um ritmo de vida equilibrado e apostar numa alimentação saudável em todas as situações. Mas, se é praticante de yoga ou de qualquer outro desporto, tem mais uma razão para repensar a maneira como se alimenta.
Para ajudar a manter uma alimentação equilibrada, aqui vão algumas dicas para a sua alimentação para antes e depois da yoga.
Compor um pequeno almoço / lanche rápido antes de praticar yoga:
Os smoothies são uma opção de pequeno almoço ou lanche muito popular para o pré-treino, e por boas razões. Eles são rápidos, fáceis de digerir e uma ajuda para quem tem pouco tempo para a ação! O problema com os smoothies é que é realmente tentador ultrapassar o número de ingredientes. É normal entrar na mentalidade de “quanto mais, melhor”, com smoothies, e assim fazê- los mais pesados que um almoço de Domingo…
Assim, para evitar excessos, o ideal é compor o seu smoothie com 3-4 ingredientes no máximo e fazer valer esses ingredientes! Por exemplo:
- 1 coisa verde ( folhas verdes: aipo, pepino, ervas, etc )
- 1 carboidrato ( aveia, granola, linhaça, etc )
- 1 gordura saudável ( 1 colher de sopa de sementes de chia, 1 colher de sopa de sementes de cânhamo, 1 colher de sopa de manteiga de amêndoas, ½ -1 abacate, 1 colher de sopa de óleo de coco )
- 1 -2 copos de líquido à escolha escolha (água, água de coco, leite de amêndoas, etc )
Compor uma refeição nutritiva após a sua aula de yoga:
- Hummus: pasta de grão bico, proteína vegana de qualidade
- salada grande de folhas verdes com quinoa ou grão de bico;
- arroz integral e feijão, acompanhado de verduras refogadas e cruas;
- sandes de pão integral com hummus, abacate e muita salada (tomate, pepino, rebentos…).
Finalmente, se faz a sua yoga no fim do dia, provavelmente já tomou o seu lanche da tarde, então, após a aula faça um jantar bem nutritivo e que vá possibilitar ter uma boa noite de sono. Evite ir dormir logo após comer, o ideal é ter um intervalo de pelo menos duas horas entre o jantar e o horário de dormir.
Dicas para o seu jantar depois do yoga:
- sopa de legumes com lentilhas;
- arroz integral, grão de bico, abacate e verduras cozidas;
- massas com molho da sua preferência