A nossa coluna é uma combinação de força e flexibilidade. Ossos e músculos grandes que protegem os nervos sensíveis, com ligamentos e tendões flexíveis que permitem que a coluna se mova. Curvar o corpo para trás nas posturas de retroflexão aumenta a mobilidade e fortalece os músculos ao redor dos ossos. Porém as flexões para trás precisam de ser equilibradas com a mesma quantidade e intensidade das posturas de yoga com flexão para frente, anteflexão.

As posturas de yoga de retroflexão, também conhecidas como backbends, abrem toda a região peitoral, aumentam a flexibilidade do quadril e melhoram a mobilidade da coluna lombar e torácica.  As posturas de backbends aliviam a dor, abrem o coração e aumentam o fluxo sanguíneo. A execução dessas posturas tendem a ser mais desafiadoras para quem tem o hábito de ficar muito tempo sentado ou possui algum desconforto físico na região da lombar. 

Há uma série de posturas de yoga de flexão para trás, tornando-se possível para todos os níveis de alunos, do básico ao avançado.

Os backbends trazem fortes benefícios emocionais. Iyengar e outros professores de yoga recomendam flexões para trás como cura para a depressão. Conforme as flexões para trás abrem o tórax e a parte superior do corpo, elas estimulam o chakra do coração – Anahata. Liberam emoções armazenadas como medo, raiva, tristeza, frustração, bem como alegria e amor.

Quando alguém está triste, a sua postura e linguagem corporal costumam ser curvadas para a frente, com a cabeça baixa. As flexões para trás são o oposto e invertem esse padrão, melhorando a postura da pessoa e impulsionando o humor. Outro grande benefício de backbends é o quanto essas posturas aumentam o nosso nível de energia!

A respiração fica mais profunda, o senso de consciência aumenta e o estágio de alerta fica mais aguçado. Isso ocorre devido ao aumento da nossa capacidade respiratória, fazendo com que canais de energia do corpo se abram. Acredita-se que seja a forma mais potente de postura de yoga para aumentar os níveis de energia.

Benefícios físicos da postura de retroflexão
  • Alongamento
Enquanto as flexões para frente abrem todo o lado posterior do corpo (pernas, costas e pescoço), as flexões para trás proporcionam uma abertura poderosa para toda a parte frontal do corpo (pernas, tronco, tórax e garganta). Nenhuma outra família de posturas dá uma abertura para a frente do corpo tão completa e profunda quanto as flexões para trás.
  • Melhoram a postura corporal
A categoria retroflexão da yoga é um dos melhores grupos da yoga para neutralizar a tendência de má postura. Pois inverte a direção da coluna, proporcionando equilíbrio. A sua eficácia em abrir o tórax, alongar a coluna e a parte superior das costas torna a postura corporal mais ereta, sendo um remédio para os maus hábitos posturais da vida quotidiana.
  • Aumentam a capacidade respiratória
As retroflexões abrem o peito poderosamente, quando o tórax se abre, os tecidos ao redor dos pulmões abrem-se, permitindo que a respiração flua através dos pulmões de maneira mais profunda e fácil. Quando respiramos mais fundo, mais oxigénio flui pelo corpo, o que pode até melhorar o coração e a função cognitiva.