Estimular o núcleo
Esta postura pode parecer apenas um truque de festa divertido, mas na verdade é muito mais do que isso. Os benefícios para a saúde do pino de cabeça e das suas variantes são muitos.
Antes de começar, lembre-se de que, enquanto estiver a aprender a colocar a cabeça, é melhor praticar com um professor até encontrar o seu próprio rumo. Esta postura é curativa, mas somente se a fizer de maneira adequada e segura. Se tiver algum problema no pescoço ou nas costas, provavelmente deve saltar esta postura até se recuperar. Ou então fazer uso de um aparelho como o Feet-up. No caso das mulheres também é comumente aconselhado não ficar de cabeça para baixo se estiverem no seu ciclo lunar ou grávidas. Se tem pescoço e costas saudáveis e conhece esta postura, aqui sugerimos dez principais benefícios para a saúde com a prática do sirsasana (pino de cabeça / headstand).
1. Alivia o stress
O pino de cabeça é conhecido como uma postura de resfriamento, o que significa que ajuda a chamar a sua atenção para dentro. Essa postura é extremamente útil se estiver com ansiedade, stress, medo ou pensamentos preocupantes. Combine pino de cabeça / headstand com respiração longa e lenta e tem assim uma receita para aliviar o stress.
2. Aumenta o foco
Quando vira de cabeça para baixo, vai aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro. Isso pode ajudar a melhorar a função mental e aumentar o seu sentido de foco. Além de ajudar a reduzir o medo e a preocupação, esta postura melhora a sua capacidade de manter a mente nítida e clara.
3. Melhora o fluxo sanguíneo para os olhos
Quando vira, estará a enviar oxigénio extra e sangue rico em nutrientes para a cabeça, e isso significa que mais chegará aos seus olhos. Isso pode ajudar a prevenir a degeneração macular e outros problemas oculares.
4. Aumenta o fluxo sanguíneo para a cabeça e couro cabeludo
O sirsasana é uma postura incrível se deseja otimizar o fluxo de nutrientes para a cabeça e o couro cabeludo. Pode ajudar o seu corpo a fornecer nutrientes e oxigénio extras ao couro cabeludo, melhorando assim a entrega de nutrientes aos folículos capilares, virando-se de cabeça para baixo. Talvez uma prática consistente de sirsasana possa ajudar a crescer um cabelo mais exuberante.
5. Fortalece os ombros e braços
Enquanto se mantém com os pés virados para cima, deve empurrar o chão com os antebraços, utilizando a força dos seus braços, ombros e costas para manter a pressão fora da sua cabeça e pescoço. Esta é uma postura incrível para melhorar a força da parte superior do corpo e a resistência muscular.
6. Melhora a digestão
Quando permite que os efeitos da gravidade sejam revertidos nos seus órgãos digestivos, isso ajudará a mover o material preso, libertar gases presos e melhorar o fluxo sanguíneo para todos os órgãos digestivos importantes – aumentando a absorção de nutrientes e a entrega às células. Novamente, se combinar o pino de cabeça com a respiração abdominal focada, terá um efeito duplicado.
7. Ajuda a liberar as glândulas supra-renais
Virar de cabeça para baixo vai apertar as suas pequenas glândulas supra-renais, que são responsáveis pela produção dos chamados hormónios do stress. Quanto mais limpas forem as suas glândulas supra-renais, melhor funcionarão. Isso irá ajudar a adaptar-se melhor ao stress.
8. Diminui o acumular de líquido nas pernas, tornozelos e pés
O edema nas pernas não é divertido e pode acontecer se passar longas horas em pé. Reverter os efeitos da gravidade nos seus fluidos corporais ajudará a eliminar a água acumulada nas pernas, aliviando a sensação desconfortável de edema.
9. Desenvolve força nos músculos centrais
Sirsasana é um grande treino de núcleo. Confie na força do seu núcleo para manter as pernas levantadas e manter o equilíbrio durante toda a postura. Ter um núcleo forte torna-nos mais duráveis e menos propensos a lesões na yoga e na vida em geral.
10. Estimula o Sistema Linfático
O seu sistema linfático também pode ser chamado de sistema de despejo de lixo. Esta rede de nós e fluidos ajuda a remover os resíduos do sangue. Quando se vira de cabeça para baixo, vai estimular diretamente o sistema linfático e, assim, ajuda a remover as toxinas do corpo.
Sirsasana requer instrução prévia ou treino assistido, mas é sem dúvida uma postura poderosa e regeneradora.